Wednesday, February 07, 2007

Toulouse-Lautrec & The Cramps



"Ooh you look good/ooh you smell good/ooh you taste good/like a bad girl should." ("Like a Bad Girl Should", The Cramps)
La Goulue ("A Glutona"), Yvette Guilbert, Jane Avril, Poison Ivy ("Erva Venenosa), Miriam Linna, Candy del Mar.
As três primeiras, artistas de cabarés parisienses em funcionamento na última década do século XIX. Duas vedetes e uma cantora (Guilbert) celebrizadas pelas telas e cartazes do pintor francês Henri de Toulose-Lautrec (1864-1901). As demais, respectivamente guitarrista, baterista e baixista do The Cramps, explosiva banda de punk e rockabilly.
Toulouse-Lautrec nasceu nobre, filho de condes. Seus pais eram primos-irmãos, o que talvez explique a causa da doença óssea que impediu o crescimento normal do rapaz. Lautrec era muito baixinho, pernas e braços curtos. Apaixonado por pintura, Toulouse-Lautrec largou a pacata vida na propriedade aristocrática de sua família e....caiu na balada em Paris. E naquela época, a melhor balada da metrópole era o lendário Moulin Rouge, mistura de cabaré e prostíbulo por onde circulavam vedetes, homens de dinheiro, artistas boêmios.
A alma dos quadros do francês era uma bem sucedida parceria: a habilidade de Lautrec para misturar imagens debochadas de mulheres caricatas, às vezes vulgares, com uma aura de melancolia, resignação e autenticidade. Lautrec enxergou poesia na vida noturna marginal de bordéis e teatros de má fama nos quais eram comuns as apresentações de cancan. Sentia-se acolhido em um meio onde sua deficiência física não era tratada com o mesmo esnobismo dispensado pela classe alta. Em retribuição, pintou cenas inacessíveis que, aos olhos de outros artistas, pareciam mais insólitas ou escandalosas. Para Lautrec, a vida fazia sentido em um cabaré, em um palco.
Estados Unidos, século passado, década de 70. Da bem sucedida parceria entre o vocalista Erick Purkhiser (ou Lux Interior) e a guitarrista Kristy Wallace (ou Poison Ivy), nasce The Cramps. A dupla, sempre acompanhada por músicos que ao longo dos anos se revezaram nos demais instrumentos, teve habilidade suficiente para mesclar punk e rockabilly, gênero do rock que se destacou nos anos 50, com Bill Haley. Visual trash: roupas justíssimas de couro em Lux Interior, saias curtíssimas, meia-calça arrastão, pintura carregada no rosto das desinibidas roqueiras do Cramps. Em posters da banda, as poses da ruiva Poison Ivy nada ficam a dever à desenvoltura das divas de Lautrec (que nutria preferência por ruivas). As letras das músicas acompanham o espírito irreverente do grupo: desbocadas, fetichistas, picantes e divertidas. E se Toulouse-Lautrec sentia-se em casa no Moulin Rouge...o lar do Cramps foi o (também lendário) CBGB, clube de Nova Yorque onde tocaram bandas como Ramones, Television, Blondie. Porque, da mesma maneira que para Lautrec, a arte do The Cramps fazia sentido em um palco.
Henri de Toulouse-Lautrec pintava, mas não se envolvia em discussões intelectuais sobre arte. Explicou para um primo seu modo muito simples de encarar a atividade de criação. Vale para os dias atuais. "No nosso tempo, há muitos artistas que fazem as coisas, porque é novo; eles vêem neste fato de ser novo o seu valor e a sua justificação; enganam-se. O novo raramente é o essencial. Há apenas uma coisa que conta: fazer melhor uma coisa, partindo daquilo que ela é".
The Cramps não criou o rock. Mas fez ele melhor.

No comments: